Como acabar com problemas de caixas de gordura e fossas
Enzimas atuam de forma eficaz e efetiva na resolução do seu problema
Se você mora em residência, condomínio ou tem um pequeno comércio, com certeza, você tem caixa de gordura e fossa nos locais onde não há rede de esgoto ampla. E se você tem essas duas estruturas, com certeza, você pode ter problemas se não ficar atento aos sinais e tomar medidas de prevenção.
Esses dois itens – caixa de gordura e fossa – são fundamentais quando falamos de armazenagem e tratamento de resíduos residenciais e de pequenos comércios como restaurantes, supermercados, hotéis e pousadas.
Para começar, saber a diferença entre fossa e caixa de gordura é fundamental para reduzir os fatores de risco relacionados ao sistema hidráulico. Sendo assim, o uso correto tanto de um quanto de outro tende a promover mais segurança, estendendo a vida útil de diversos outros elementos que estão dispostos no ordenamento das redes existentes.
Diferença entre Caixa de Gordura e Fossa
A caixa de gordura impede entupimentos causados por acúmulo de dejetos nos canos da cozinha, daí sua importância para o sistema hidráulico.
Pode ser fabricada por diversos materiais, sendo os mais comuns PVC e alvenaria. Contém subdivisão em duas câmaras, receptora e vertedoura, que ficam separadas por septo não removível. O tamanho da caixa de gordura é diretamente proporcional à capacidade total de armazenamento, ou seja, quanto maior a dimensão, maior a capacidade.
A caixa de gordura também tem a função de impedir o aparecimento de insetos, evitar mau cheiro e manter a segurança dos moradores. A falta de limpeza deste reservatório pode provocar os problemas de transbordamento, entupimento de canalizações, escoamento lento, mau cheiro e a presença de invertebrados.
As fossas são unidades de tratamento primário do esgoto. Dentre os modelos existentes, o tipo séptica é o mais recomendado para residências. Aqui, os dejetos são lançados em um recipiente de armazenagem, onde o material sólido se sedimenta e a gordura fica retida no fundo do reservatório. A decomposição do esgoto, neste caso, se classifica como anaeróbia em função da baixa quantidade de oxigênio presente no recipiente que forma a fossa.
As fossas têm o papel de proteger os moradores de doenças, como verminoses, por mantê-los afastados da matéria de esgoto. Além disso, também evitam o aparecimento de moscas e outros insetos. A sua limpeza também deve ser feita com regularidade com o objetivo de evitar contaminação.
Como identificar a necessidade de limpeza na caixa de gordura ou fossa?
Há vários indícios que mostram que a sua caixa de gordura está precisando de uma limpeza como, por exemplo, o mau cheiro na cozinha, a formação de poça de água debaixo da pia e escoamento lento da água quando se lava panelas e utensílios. Se você for até a caixa de gordura e estiver jorrando água com dejetos, com certeza a situação ficou grave.
O ideal é que você não espere ou deixa que isso aconteça ou que tenha um transtorno ainda maior e precise chamar uma desentupidora. Para que passar por constrangimento, mau odor dentro de casa e pias entupidas se você pode se prevenir? Vamos falar sobre isso mais à frente.
Se você é dono de comércios como restaurantes, bistrôs, hamburguerias, supermercados, pousadas e pequenos hotéis não vai querer espantar a clientela com esse tipo de problema, não é mesmo?
No caso das fossas, percebe-se o cheiro de esgoto retornando pelos ralos e pias ou mesmo no lado exterior da casa. Isso pode ser sinal de que a fossa está transbordando, o que ocasionará um problema ainda maior. Formação de poças no quintal, próximas a ralos, mesmo sem chuva, também são indícios de que sua fossa já precisa de manutenção.
Como limpar caixa de gordura ou fossa prevenindo os problemas?
A maioria conhece os tradicionais serviços de empresas especializadas em limpeza de caixa de gordura e fossa, contudo, quando se chega a esse ponto, você já sofreu bastante com os problemas e sinais citados acima, já se estressou, e os custos para resolver a situação são altos. Sem falar que, esse serviço não promove a manutenção do seu reservatório e das tubulações adjacentes, apenas retira o resíduo e gordura encontrado localmente.
Mas temos boas notícias, aliás, ótimas, porque existem soluções biodegradáveis, atóxicas e extremamente eficazes para a manutenção e limpeza de caixa de gordura e fossa.
Os problemas com entupimentos e transbordamento de esgoto nas residências e estabelecimentos comerciais são mais constantes e comuns do que se imagina, assim como problemas de mau cheiro oriundos de pias, ralos, caixas de gordura e inundação porque as caixas de gordura, tubulações e fossas são criadouros de pragas: a gordura e os dejetos de comida acumulados nesses locais servem de alimento para insetos e roedores externos.
Além de transtornos sanitários (pragas e doenças), a falta de manutenção em sistemas de esgoto pode acarretar custos efetivamente elevados com ações corretivas nessas estruturas.
É possível realizar a manutenção desses reservatórios, evitando seus transtornos, de formas mais rápidas, simples, eficazes e com menor custo? Sim, é possível! Vamos falar sobre a ação das enzimas.
Soluções biológicas atóxicas e altamente eficazes para caixas de gordura e fossas
Biossurfactantes e Enzimas podem ser produzidos por processos biotecnológicos, envolvendo microrganismos. Os biossurfactantes têm capacidade de aumentar a solubilidade de compostos insolúveis em água e promover a retirada de partículas de gordura da superfície dos materiais.
Já as enzimas são catalizadores orgânicos capazes de quebrarem ligações químicas específicas de estruturas moleculares complexas, até que sejam suficientemente pequenas para a sua dissolução, promovendo uma maior biodisponibilidade dos compostos insolúveis em água, acelerando as reações de biodegradação.
O pool enzimático ENZIFORT é composto por várias enzimas que atuam quebrando as ligações entre as moléculas, facilitando os processos de diossolubilização. Oferecemos soluções customizadas de acordo com as características de cada sistema, fazendo uso de microrganismos naturais e não patogênicos, enzimas específicas e complexos enzimáticos pré-estabelecidos, de forma a alcançar o melhor resultado na aceleração do tratamento desse tipo de resíduo e atenuar impactos ambientais.
Nosso pool enzimático tem se mostrado altamente eficiente na aceleração dos mais diversos tipos de efluentes, como esgoto, tratamento de gordura de frigoríficos e laticínios, caixa de gordura de restaurantes e condomínios, hidrocarbonetos e derivados de petróleo, vinhaça, chorume de aterros sanitários, compostagem, solo contaminado e metais pesados.
Adquira o seu kit ENZIFORT com 05 frascos que você mesmo pode aplicar na pia, ralo e fossa, e surpreenda-se com os rápidos resultados. Recomendamos 01 frasco por semana na fase inicial e depois de tratado, a manutenção acontece mais esparçada.